Evento PSD
PSD reúne lideranças de todo o País em São Paulo
Coordenado pelo presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, encontro estadual pós-eleições 2024 reuniu prefeitos, vice-prefeitos e vereadores paulistas
noticias | 11 novembro 2024
Lideranças do PSD de todo o País participaram na segunda-feira (11) do Encontro Estadual do PSD de São Paulo, que reuniu perto de 1.500 pessoas, entre eles 1.232 líderes que acabaram de se eleger ou reeleger prefeitos (as), vice-prefeitos (as) ou, vereadores (as), e candidatos que disputaram as eleições pelo partido no Estado de São Paulo em 2024. O evento foi coordenado pelo presidente nacional do partido, Gilberto Kassab.
O encontro teve a participação do governador do Paraná, Ratinho Junior; do prefeito reeleito de São Luís, Eduardo Braide; do prefeito reeleito de Florianópolis, Topázio Neto; do líder da bancada do PSD na Câmara, deputado Antonio Brito (BA); do presidente do PSD de Minas Gerais, deputado estadual Cássio Soares; e do presidente do PSD de Santa Catarina, Eron Giordani. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também esteve presente e falou aos prefeitos.
Kassab destacou que a sigla foi a que mais elegeu prefeitos no País em 2024. Ele apresentou um balanço com dados que demonstram o crescimento expressivo que a sigla teve nos últimos quatro anos, passando de 660 prefeitos eleitos para 891. Somente no Estado de São Paulo, foram 208 prefeitos.
A soma dos habitantes dos municípios que serão governados pela legenda em 2025 chega a 37,1 milhões de pessoas. “Isso mostra que estamos no rumo certo, em sintonia com a sociedade brasileira e com os nossos eleitores e eleitoras”, disse Kassab.
Durante a apresentação do balanço eleitoral, o dirigente partidário ressaltou a proporção entre o número de candidaturas e de prefeitos eleitos em outubro último. “O PSD tinha 1.716 candidatos a prefeito e elegeu 891. Foi uma taxa de conversão de 52%. Isso mostra que os nossos diretórios acertaram na escolha dos candidatos, porque mais da metade deles foram eleitos.”
Antes de chamar a coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio, para compor a mesa do encontro, Kassab abordou o trabalho de valorização das lideranças femininas promovido pela sigla. “O PSD teve 36.497 candidaturas no Brasil, 66% foram masculinas e 34%, femininas. A lei recomenda 30% de candidaturas femininas. Tivemos 104 prefeitas e 1.142 vereadoras eleitas, o que é bastante expressivo.”
São Paulo
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), parabenizou o PSD, partido do vice-governador do Estado, Felicio Ramuth, pelo desempenho eleitoral. “Quero dizer parabéns a vocês pela vitória. Vocês merecem a nossa homenagem. Contem com o governo de São Paulo. Contem com o nosso suporte, com nosso apoio. Vocês encontrarão as portas abertas para que possam fazer o melhor mandato possível”, garantiu Tarcísio.
Além de Ramuth, outras lideranças da sigla que participam da gestão de Tarcísio compareceram ao evento, entre elas os secretários Eleuses Paiva (Saúde), Guilherme Afif Domingos (Projetos Estratégicos), um dos fundadores do PSD, e Marcelo Branco (Desenvolvimento Urbano e Habitação).
Felicio elogiou a maneira como Kassab tem liderado o partido. Segundo ele, os resultados conquistados nas eleições municipais deste ano têm relação direta com o trabalho desenvolvido pelo dirigente, que pratica a “boa política” e respeita as pessoas. “É um orgulho para o Brasil poder ter um partido do tamanho do PSD, com a prática da política centrada, que conversa com as pessoas ‘olho no olho’ e tem respeito por todos. Eu tenho muito orgulho de poder fazer parte deste time.”
A relação de parlamentares do PSD de São Paulo que participaram do encontro incluiu nomes como os deputados federais Saulo Pedroso, Carlos Sampaio, Gilberto Nascimento, Cezinha de Madureira e Ribamar Silva, além dos deputados estaduais Helinho Zanatta e Paulo Corrêa Junior.
Nacional
Ratinho Junior falou sobre o bom desempenho do partido no Paraná. “Estamos num momento muito feliz. Nos 399 municípios, elegemos 164 prefeitos, sendo que, em Curitiba, que é a nossa capital, e Londrina, a segunda maior cidade do Estado, os prefeitos também serão do PSD. O PSD terá a responsabilidade de coordenar o futuro de 50% dos habitantes do nosso Estado.”
Líder de uma bancada composta por 45 deputados federais, Antônio Brito frisou a moderação, a visão ideológica alinhada ao centro e a capacidade de aglutinação de Gilberto Kassab, que garantiram os resultados eleitorais para o PSD. “Nós vimos que você (Kassab) estava certo. Você sempre esteve certo nessa posição de evitar a polarização, de permitir o diálogo com todos na sociedade, de permitir que os problemas reais da sociedade sejam refletidos na política e no partido.”
PSD Mulher
A coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio, parabenizou as lideranças femininas eleitas em outubro último. “Tenham como meta ser as melhores onde estiverem. É isso o que tem acontecido com as mulheres do PSD Mulher, elas brilham onde aparecem. O PSD Mulher está de braços abertos, também, para as que não foram eleitas. Queremos que venham militar, com coragem e vontade. Juntas, vamos nos preparar para as próximas eleições.”